3D Gemas

Projeto 3D Gemas

O projeto 3D Gemas vem pesquisando e desenvolvendo métodos para solucionar a problemática de maximizar o aproveitamento volumétrico de gemas de pedras preciosas, utilizadas para lapidação, com vistas ao aumento do valor agregado das gemas comercializadas na região do APL de gemas e Joias do Rio Grande do Sul (RS). Tem-se como resultado deste projeto a Tecnologia 3D-Gemas, que é um conjunto de técnicas e procedimentos desenvolvidos com o objetivo de auxiliar a lapidação facetada de gemas de cor e maximizar o aproveitamento volumétrico destas.

Em síntese a Tecnologia 3D Gemas pode ser compreendida em três etapas:

  1. Pré-processamento;
  2. Otimização volumétrica;
  3.  Análise e  Geração de Diagramas de lapidação;

A Figura a seguir demonstra um fluxograma geral desta tecnologia e a relação entre suas etapas.

A primeira etapa do processo da Tecnologia 3D Gemas, chamada de Pré-Processamento, consiste em desenvolver modelos virtuais a partir de materiais gemológicos reais, ou seja, representar graficamente uma superfície física de uma gema na tela do computador. Este processo é realizado com auxílio de um scanner 3D, o scanner utilizado nesta tecnologia é o digitalizador manual HandyScan 3D, modelo REVScan®, fabricado pela empresa canadense Creaform.

A segunda etapa da tecnologia, denominada Otimizador 3D Gemas, é o principal componente da tecnologia desenvolvida, e tem por objetivo maximizar o aproveitamento volumétrico,  durante o processo de lapidação da gema corada. Para cada gema a ser processada, o software realiza a análise virtual com diferentes modelos de lapidação, sendo que, atualmente, estão disponíveis os formatos redondo e oval, ambos com modelo brilhante padrão de oito divisões.

Por fim o software Visualizador 3D Gemas é a última etapa do processo da Tecnologia 3D Gemas. Este software tem como objetivo ser a interface de comunicação entre o usuário e o arquivo gerado pelo Otimizador 3D Gemas. Uma das funcionalidades do software Visualizador 3D Gemas é gerar o Diagrama de Lapidação. Este diagrama é um roteiro de como esta lapidação deve ser executada para que possa ter maior qualidade e aproveitamento, contendo informações técnicas destinadas ao profissional de lapidação.



Executores:
Apoio: