Links [Anterior] [Índice] [Próxima]

Cursos pra pessoas da terceira idade

Saúde na terceira idade em geral, saúde na terceira idade no Brasil.
http://www.saudenaterceiraidade.hpg.ig.com.br

A era do idosos, geriatria, como envelhecer com sucesso, glaucoma, hipertensão, parkinson, audição, prevenção do câncer de próstata, diabetes, os beneficios da musculação na terceira idade, alzheimer.
http://www.jornalexpress.com.br/3aidade/

A Universidade de São Paulo abre vagas, e não é preciso vestibular. Para este curso, as exigências são apenas ter mais de 60 anos e boa vontade para freqüentar a universidade. Os cursos são os mesmos oferecidos aos alunos de graduação, e há oportunidades em diversas unidades, cobrindo campos que vão da engenharia às artes plásticas.
www.usp.br/prc/3idade

Portal da família, assuntos relativos à terceira idade, muito legal.
http://www.portaldafamilia.org/scavos/pf_avos.shtml

Universidade Autodidata 3ª Idade, cursos on line atualmente disponíveis: doença de Alzheimer, aspectos epidemiológicos e clínicos, menopausa, casasegura, regras arquitetônicas, conselhos e decoração e outros, Projeto Genoma Humano, conhecer para refletir acerca das implicações éticas e legais que o conhecimento do código genético trará.
http://www.projectotio.net/cursos/

A Universidade Federal de São Paulo (antiga Escola Paulista de Medicina) têm programas para idosos, são cursos de atualização de conhecimento. Universidade Aberta à Terceira Idade, tem informações sobre saúde, culinária, decoração, jardinagem, arte, lazer, cultura e variedades.
www.virtual.epm.br/uati

A Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) se constitui em um curso de Extensão Cultural, vinculado à Pró-Reitoria Comunitária, que visa proporcionar às pessoas idosas o acesso à Universidade, com o propósito maior de desenvolver atividades, considerando as perspectivas da educação continuada e a necessidade de estimular o resgate da cidadania. Possui oficinas de teatro, arteterapia, canto, cromoterapia, corpo e movimento, Tai Chi Chuan.
http://www.uva.br/cursos/c_3idade.htm

Pensando na melhoria da qualidade de vida da população da terceira idade, o Ministério do Esporte criou, em 1997, o projeto Vida Ativa na Terceira Idade. O objetivo é proporcionar autonomia ao idoso, fortalecendo a sua auto-estima, promovendo a socialização e melhorando sua saúde.
https://www.esporte.gov.br/programas/terceiraidade/terceiraidade.htm

Conheça a degeneração macular relacionada à idade, diabesidade, cerca de 80% dos diabéticos são obesos, apontando forte correlação entre diabetes e obesidade, terceira idade com qualidade de vida.
http://www.unimeds.com.br/admcdc/layouts/canal/canal.asp?canal=4

Artigos sobre saúde na terceira idade: Envelhecimento com saúde independe de medicações; Privilégio de ser idoso; O exame médico na III Idade; Quando é III idade e quando é juventude; Terceira idade e doença; A biologia do envelhecimento; A terceira idade no mundo moderno; A terceira idade no mundo antigo.
http://saudeweb.terra.com.br/saudeweb/main.php?content=ass_select&ass_codigo=14

Artigos sobre saúde na terceira idade: A visão na terceira idade; A tecnologia e sua contribuição para o idoso; Como a fonoaudiologia pode ajudar na terceira idade?
http://www.escelsanet.com.br/sitesaude/categorias.asp?espec=24

Os trabalhos da instituição voltados para a terceira idade são sempre tarefas importantes, agradáveis e muito bem organizadas por profissionais capacitados e competentes.
http://www.sescmg.com.br/terceiraidade/index.asp

O Projeto Universidade Aberta à Terceira Idade da USP - Universidade de São Paulo, tem por objetivo possibilitar ao idoso aprofundar “conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”. Disciplinas regulares dos cursos de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Agroindustrial, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental e Ciências Biológicas.
http://www.pclq.usp.br/dvatcom/terceiraidade.htm

com 10 anos de existência, o Programa de Estudos da Terceira Idade da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, oferece atividades relacionadas com o saber, o fazer e o lazer, possibilitando uma vida ativa aos seus participantes, independente da idade, pelas oportunidades de novos aprendizados e de convívio social.
http://www.orbit.pucpr.br/comunitaria/peti/

A Universidade Aberta à Terceira Idade da Unifesp (Uati) acaba de lançar um site na internet com informações sobre saúde, lazer, cultura, artesanato, jardinagem e decoração.
http://www.unifesp.br/uati

Artigos sobre saúde: A utilização de medicamentos na terceira idade; Doença e terceira idade; Problemas físicos do envelhecimento; Os números da terceira idade; Terceira idade X juventude; Velhice não é sinônimo de doença.
http://www.saudevidaonline.com.br/terceira.htm

Mestrado em atividade física para terceira idade.
http://www.fcdef.up.pt/MestradoAFTI/Index.html

Órgão de pesquisa da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. O objetivo do trabalho realizado é a pesquisa sobre o uso educacional do computador e o potencial de sua expansão como ferramenta educacional. Trabalho baseado na metodologia Logo de ensino-aprendizagem, desenvolvida no Massachusetts Institute of Technology - MIT pelo Professor Seymour Papert, que propõe situações de aprendizagem em que o aluno constrói o seu conhecimento através do computador. O site apresenta publicações e softwares educacionais desenvolvidos pelo NIED, além de eventos.
http://www.nied.unicamp.br

Educação a distância na área da saúde

Artigo: Educação a distância na capacitação de profissionais na área da saúde, modelo sistêmico para a impalantação de um curso de pós-graduação em Administração Hospitalar.
http://www.asee.org/international/INTERTECH2002/595.pdf

Videoconferência no Hospital: Soluções e aplicações na administração, na telemedicina e na educação a distância.
http://www.saude.ufma.br/Aplicacoes/Noticias/frmNoticia.php?num=68

O Instituto para a Educação em Medicina e Saúde é uma associação civil sem fins lucrativos, que se dedica ao desenvolvimento de projetos educacionais e de interesse científico e tecnológico, social e filantrópico na área de medicina e saúde, através de parcerias com universidades, centros de pesquisa, associações científicas e profissionais, instituições filantrópicas, hospitais, órgãos governamentais e empresas do setor produtivo.
http://www.edumed.net/

O Núcleo de Informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas é uma unidade acadêmica interdisciplinar dedicada à pesquisa, educação e serviços de extensão à comunidade, na área de aplicações da informática nas ciências biológicas e da saúde.
http://www.nib.unicamp.br/

O E*Pub tem por objetivo auxiliar o desenvolvimento e publicação na internet e em outros meios de disseminação puramente eletrônicos, de revistas e periódicos científicos nas áreas de biologia, medicina e saúde.
http://www.epub.org.br/publications.htm

Biblioteca virtual de educação à distância, artigos e textos, associações, sociedades científicas e profissionais, cursos, eventos, fomento a pesquisa, instituições de ensino e pesquisa.
http://www.prossiga.br/edistancia/

Aborda a questão do envelhecimento, os idosos no Brasil, a política nacional do idoso (PNI), tipos de atendimento ao idoso, a evolução do espaço construído, o papel do planejador e projetista de arquitetura.
http://usuarios.uninet.com.br/~jclaper/arqid.html

Artigo que apresenta um relato de atividades desenvolvidas em ambiente informatizado com pessoas da terceira idade.
http://www.abed.org.br/antiga/htdocs/paper_visem/ceris/ceris_angela_paulo.htm